Nutrindo Mães – Escolher ser mãe

Escolher ser mãe (Buscando coragem para quebrar tabus)
Por Camila Pavam (Nutricionista Materno-infantil)
Foto: Marina Costa
.
A decisão de ter um filho não passa nem perto dos clichês sociais que engolimos sem sequer mastigar ou analisar a fundo.
Vc namora e já perguntam do casamento. Vc recém casou e já querem saber quando vc vai ter um filho. Vc acabou de ter um bebê que ainda mal conhece e a expectativa e cobrança social já tentam te tirar do seu mundo, no aqui e agora, para enquadrar-te na idealizada família perfeita. .
.
Muitos vão dizer que não é por maldade. Mas são frases obsoletas que assumimos como verdades ancestrais incontestáveis, que vão sendo reproduzidas diariamente a diversas famílias: “Vai ficar para titia, casa logo”; “Olha o relógio biológico!”; “Para ficar completo só falta uma menininha(o)” Não. NÃO. Decidir ter um filho (ou mais um) não é cumprir meta sociais. É um mergulho profundo que diz respeito a cada mulher. É um mergulho profundo e solitário de encontro consigo mesma. Onde a protagonista deve ser ela (eu/ você).
.
.
 Ter um filho é um decisão da mulher (e majoritariamente da mulher). E essa decisão se torna  honesta e sincera quando a mulher consegue corajosamente sentir e legitimar se dentro dela existe (ou não) disponibilidade emocional para nutrir profundamente e dedicar-se a outro serzinho para O RESTO DA VIDA.E essa resposta é pessoal, quase confessional, para que essa mulher possa realmente ESCOLHER ser protagonista da própria história/ vida.
.
.
Camila Pavam 💕
Nutricionista Materno-Infantil
Foto: @marinacostafotografia
Projeto Nutrindo Mães