Nutrindo mães – Mãe novamente. Por que?

Mãe novamente. POR QUE?!
Por Camila Pavam (Nutricionista Materno-infantil)
Foto: Marina Costa
.
Eu precisei de bastante tempo para conseguir pensar em ter outro bebê. Antes dos 2 anos do Pedro não havia espaço para outro filho. Nem físico (ele ainda mamava) e muito menos emocional. Os dias foram passando, o Pedro começou a contar mais com o pai, a ter alguma autonomia, a demandar menos da mamãe… E dentro de mim começou a ecoar a fatídica pergunta “você quer mais um?”
.
.
Precisei de tempo para decidir se era isso que eu queria. Estava tudo tão bem. Pedro crescendo, eu com mais tempo para o trabalho e para mim mesma. Por que viver um nova maternidade? Por que ter outro filho? Eu quero mesmo mais um filho?
.
.
Vou um paralelo sobre o que esse questionamento me trazia. Sabe quando você se apaixona por um sapato lindo (sandália, sapatilha), mas põe no pé e percebe que vai te machucar até a alma?! Você tem a opção de escutar sua intuição e sair da loja sem levar nada, procurar mais ou acreditar de boa fé na vendedora dizendo: “ela vai ceder, é muito macia” , “ficou ótima em vc”, “Tá super na moda, todo mundo quer”. A sociedade é como a vendedora. Sempre te diz para ter mais um (sapato, filho, bem). O capitalismo sempre acha lucrativo. Aliás, essa é a grande discussão midiática em torno da maternidade: CONSUMO (ter/comprar/dar) e que ofusca o que realmente é a maternidade.
.
.
Mas… dessa vez, já sendo mãe e trabalhando com crianças e famílias, pude ver onde o calo aperta. Vi o quanto nós, mulheres, estamos desnutridas de amor, de alegria, de propósito e devotadas em sermos mães. Muitas vezes empenhadas em nos mantermos no salto e sermos a melhor mãe do mundo, iludidas por um modelo idealizado e culturalmente imposto.
.
.
Minha promessa de virada do ano de 2017 foi nunca mais comprar um sapato desconfortável (verdade! HAUAHUAHA). Então, para tomar essa decisão de forma consciente e lúcida foram nove meses de ESTUDO, de construção interna (quase uma gestação). Ampliei minha busca com mulheres (espalhadas pelo Brasil e Mundo), mulheres que buscam ser consciente e trazer leveza aos desafios e as dores da maternidade. E é isso que quero compartilhar com vocês. Você vem?! Nutrindo Mães
Texto: Camila Pavam 💕