Nutrindo Mães – Texto 4 Por Camila Pavam

Por Camila Pavam
Nutricionista Materno-Infantil
Foto: Marina Costa
São muitas as dores da maternidade escondidas por detrás do amor incondicional. Muitas de nós (mulheres) durante a maternidade nos deparamos com a nossa sombra,  excepcionalmente forte no pós parto (+ puerpério). Quando falo desses meus encontros escrevo um convite, não um lamento. Um convite a  vivermos uma maternidade mais consciente e leve.
.
.
Sophie Hellinger disse: “Muitos acreditam que, se amarem suficientemente, tudo ficará bem. Muitos pais acham que se amarem seus filhos o bastante, os filhos se desenvolverão como os pais desejam. A maioria dos pais que pensam assim, sofre uma grande decepção. Ao que tudo indica, o amor em si só não basta. A relação entre pessoas somente funciona se seguir determinadas ordens”.
.
.
Para sermos bons pais, boas pessoas, acredito que precisamos estar nutridos. E existe uma nutrição anímica, que vai além do corpo e da mente, que nos fortalece de modo a estarmos em equilíbrio para exercermos o nosso papel (prosperar como indivíduo, sermos pares do nosso companheiro(a), mãe dos filhos, e filha(o) dos nossos pais).
.
.
Uma vida próspera e harmônica é possível para TODAS NÓS. Vc pode se fechar e pensar que é porque eu não conheço o “traste” do seu marido, ou o “gênio” que a sua filha tem, ou mesmo porque não vi as suas contas, não conheci o seu chefe. Então vou repetir: Uma vida próspera e harmônica é possível para TODAS NÓS, INCLUINDO VOCÊ.
.
.
No entanto esse caminho não é muito popular, pois exige de nós autoconhecimento, auto-responsabilidade e uma caminhada na direção certa, mas  inicialmente bem dolorosa. Assumir o seu lugar na vida, as sua emoções e ações ( #accountability ) é sem duvida iluminar-se. E há mais de 2000 anos um homem fez esse convite: “Deixai brilhar a vossa luz”. Vamos juntas?
Projeto Nutrindo Mães