Nutrindo Mães – A espera de um filho e o enxoval da alma

Por Camila Pavam, Nutricionista Materno-Infantil
Foto: Marina Costa
Quando um casal está esperando um bebê a expectativa  e a preparação externa é enorme. Enxoval, chá de bebê, reforma do quarto, desejo de mudar de carro/casa…. E mil listas são feitas e avaliadas. Nessa euforia comercial, muitas vezes, deixa-se de celebrar e honrar o mais importante: o nascimento de uma nova família.
.
Independentemente de ser o primeiro filho, de já se ter outros ou de ser um processo de adoção, é sempre importante se preparar para a chegada desse novo serzinho. Eu sempre digo: ” É preciso estudar para ser pai e mãe”, pois quando o número de membros da família muda a família também mudará bastante. Teremos que nos adaptar em diversos âmbitos e dificilmente o “extinto materno” dará conta de todos sozinho. Infelizmente, amar o bastante, na grandessíssima maioria das vezes, também não é suficiente para garantir a união do casal e a prosperidade da família. E nesses desencontros surge o ditado: “Nasce uma mãe, nasce uma culpa”. Saiba que  não precisa ser assim se nos conscientizarmos disso e nos prepararmos.
.
É fundamental planejar a vida cotidiana, a distribuição de tempo, a redistribuição das tarefas entre os membros da família, a organização de uma nova rotina que inclua e respeite a todos. Tudo para que o recém chegado  tenha na família o seu próprio espaço e encontre lugar de equilíbrio e segurança para ser. Esses, para mim, são os pontos chaves do enxoval do bebê.
.
Perceba que não estou dizendo que a vida deve girar em torno do bebê e sim que é preciso adaptar-se a uma nova configuração familiar. Toda boa coletividade (e uma família pode ser) se baseia em respeito mútuo. Não só os bebês devem se adaptar aos pais, como também os pais devem se adaptar ao bebê. E isso implica colocar em prática alguns acordos totalmente específicos para cada família. Acordos esses que vão sendo construídos de maneira progressiva pelos pais que dão o primeiro passo e vão observando e sentido o que atende e respeita suas necessidades e propósito de vida. Daqui nasce o verdadeiro enxoval da alma.
Projeto Nutrindo Mães
Texto: Camila Pavam
Nutricionista Materno-Infantil
Foto: Marina Costa