Abertas as inscrições para a segunda turma da Oficina de Retratos de Mulheres

Demorei um pouquinho para postar aqui sobre a primeira turma da Oficina de Retratos de Mulheres porque, desde então, os dias foram muito corridos e eu queria ter um tempinho maior para refletir mais sobre o que foi esse sábado tão incrível e  com mulheres tão incríveis.

Quando tive a ideia da Oficina, pensei em um formato que fizesse com que as participantes se sentissem em casa e que me deixasse à vontade para dividir todas as minhas experiências como fotógrafa, especialmente como fotógrafa que ama retratar mulheres e suas histórias. Sou extremamente tímida (apesar de não parecer rs) e também não saberia me colocar como a “detentora de todo o saber” porque, para mim, isso nunca existiu. Assim, a oficina foi construída para que eu passasse sim os meus conhecimentos teóricos, filosóficos, práticos e técnicos, mas também para que fosse uma oportunidade de diálogo entre mulheres fotógrafas e iniciantes na fotografia sobre os seus trabalhos, suas dúvidas, seus medos e sobre o que mais tivessem vontade de falar… Tudo sempre com muita liberdade e de forma horizontal.

Como tudo que acontece pela primeira vez, fiquei muito ansiosa e cheia de expectativas. Bem… e as noites sem dormir contando os dias para a chegada da Oficina valeram muito à pena. Um sábado onde falamos sobre fotografia, sobre o mercado de retratos, sobre a construção dos olhares sobre os corpos das mulheres e onde praticamos muito a luz na fotografia de retratos, sempre com muita liberdade e também de forma bem intuitiva. Foi lindo!!! Que prática!!!!

O sábado do dia 04 de maio foi um dia muito importante e incrível para mim. Tenho muito claro o tanto que tenho que aprender ainda como fotógrafa, mas também sei que tenho uma estrada trilhada desde 2005. Passar o que eu sei para outras fotógrafas é de uma satisfação que não tem medida. Sair da minha zona de conforto que sempre foi atrás da câmera e encarar essa mulherada com tanta vontade de aprender foi um desafio imenso. Ao final, ver os olhos brilharem e saber que contribuí um pouquinho passando a minha forma de trabalho para elas foi incrível!!!! E eu recebi muito por conhecer outros processos criativos e outras possibilidades de trabalho também. Que troca maravilhosa!!!!

Já posso dizer pela alegria estampada nas fotos a seguir que ficou a vontade enorme aqui dentro de abrir mais uma turma. Claro que não vou deixar a vontade passar e já abro aqui o anúncio para a próxima turma.

 

Próxima turma no dia 24 de agosto

A oficina vai acontecer durante um dia inteiro e irei abordar a forma como trabalho com os retratos e ensaios de mulheres. Vou falar sobre a minha relação com as fotografadas, sobre as minhas referências, os tipos de luz que trabalho (luz natural, luz de flash e luz contínua), equipamentos, locações e direção. A ideia é que todas consigam, através da minha vivência, explorar os seus próprios potenciais criativos. A oficina também é uma oportunidade para tirar dúvidas, conversar sobre as possibilidades do mercado, trocar saberes, inspirações e referências.

Acredito muito que vai ser uma possibilidade de abertura à pluralidade de olhares sobre o universo de cada participante. Ou seja, além da técnica, eu quero instigar a criação fotográfica individual em respeito à multiplicidade de histórias, memórias, realidades e experiências de cada uma.

 

Durante a oficina, será construído um espaço de interlocução para que todas tenham acesso a informações sobre a forma como trabalho; desfrutem de um espaço para refletir sobre o fazer fotográfico; despertem para a prática fotográfica como uma possibilidade de aprofundamento posterior ou como forma de um maior aproveitamento do próprio equipamento; e para que percebam que o olhar de cada uma é particular e que ele poder ser construído com total liberdade.

 

Vem que vai ser lindo!!!! <3

Data: 24 de agosto de 2019

Das 09:00 às 18:00 (intervalo para almoço de 12:00 às 14:00)

6 vagas

Importante ter conhecimento básico de fotografia

Entre em contato pelo (32) 99194-3255 ou contato@marinacostafotografia.com.br que mando o material completo com mais informações.